Sintonia Cidadã

O Sintonia Cidadã é um programa de rádio que tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre seus direitos e deveres. Como a linguagem utilizada na Constituição Federal e nas leis em geral tem muitos termos jurídicos e palavras pouco comuns no cotidiano, a equipe do Sintonia Cidadã busca ao máximo “traduzir” essas expressões para uma linguagem mais coloquial e (por que não?) agradável.

O programa funciona da seguinte forma: toda semana, é escolhido um tema de interesse público para ser abordado. O tema é dividido em cinco tópicos, que vão se transformar em cinco programas de um minuto e meio, em média. As pílulas (nome usado para programas radiofônicos pequenos) reúnem as informações mais importantes sobre cada assunto e vão ao ar durante a programação da Rádio Universitária FM (99,9), de segunda a sexta-feira. Os espectadores podem enviar perguntas ou sugestões de temas pelo e-mail sintoniacidada@yahoo.com.br ou aqui pelo Blog.

Todos os programas são disponibilizados na íntegra no Blog, onde também são colocados links para leis, matérias, artigos e o que mais a equipe encontrar que for de interesse da população no que diz respeito a seus direitos e deveres.

O Sintonia Cidadã é produzido por Bárbara Siebra, Carolina Vasconcelos, Gabriel Maranhão, Filipe Lira e Luiza Maia, estudantes de jornalismo, sob coordenação da professora de jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Wilma Morais. A locução é de Luiza Maia. O programa tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPE, do Laboratório de Rádio e Televisão do Departamento de Comunicação Social da UFPE e da Rádio Universitária FM.